A atividade Autogestionada organizada pela Comissão Nacional dos Pontos de Cultura sobre as celebrações de aniversário de 20 anos de criação do Programa Cultura Viva e 10 anos de aprovação da Lei Cultura Viva na 4ª Conferência Nacional de Cultura foi um sucesso de encontros e reencontros afetivos, artísticos e culturais de mais de 250 Ponteiras e Ponteiros de todo o país.

Há mais de 10 anos não acontecia um encontro nacional com tantas pessoas apaixonadas e defensoras da PNCV.

“Ponto de Cultura é igual a Autonomia + Protagonismo elevados à potência das Redes. Quanto mais redes, mais potência haverá.”

E a Rede Cultura Viva se reuniu novamente na capital federal em estado permanente de mobilização de Conferência Nacional Cultura Viva.

Mais de 40 pessoas falaram, afirmando a importância estratégica da PNCV como política de base comunitária no Sistema Nacional de Cultura.

Foi aprovado por unanimidade o Manifesto Cultura Viva, que será o documento defendido por todas as Ponteiras e Ponteiros na 4ª CNC e ao longo do ano de 2024.

Também foi reafirmada a importância da Comissão Nacional dos Pontos de Cultura como instância colegiada articuladora e representante da rede.

A reunião foi permeada por diálogos enriquecedores sobre a implementação da Cultura Viva e da Política Nacional Aldir Blanc, ressaltando a importância da descentralização de recursos da PNAB com acompanhamento dos Fóruns e Comissões Estaduais e Municipais da Cultura Viva.

A integração da PNCV com outras políticas públicas também foi debatida, visando o protagonismo e o empoderamento de agentes e coletivos culturais para tornar as ações mais acessíveis e inclusivas.

A adesão e participação de mais de 250 participantes da 4ª CNC demonstra mais uma vez a capilaridade, enraizamento e potencial que a Política Nacional Cultura Viva (PNCV) tem no campo cultural e na sociedade.

GALERIA DE FOTOS:

Fotos Eduardo Lima ( @eduardomultimidia ):

Fotos Elimar Caranguejo ( @elimar_caranguejo ):

Texto: Pontão de Cultura Areté e Escola de Políticas Culturais

Saiba mais em: https://4cnc.colaborativas.net/